Soul: Qual é a nossa missão de vida?

O que é vida? Por que estou nessa vida? Quem sou eu? Qual é a minha missão? Meu propósito? Provavelmente você já se perguntou sobre isso e a Pixar trouxe esse debate em seu aguardado lançamento, Soul.
Atenção: Essa postagem pode ter spoilers sobre a nova animação da Pixar, Soul, disponível no Disney+

A Pixar já nos fez chorar com tantas mensagens (e mortes) lindas em seus 25 anos lançando animações que nos marcam até os dias atuais e Soul fez isso com muita maestria.
Os estúdios da Pixar nos trouxeram diversas temáticas e abordagens para falar um pouco sobre a vida e o mundo em que vivemos: entramos na mente de uma garotinha, fomos no mundo dos mortos, vimos o nosso planeta destruído e os humanos deixando serem controlados por máquinas; além de conhecer diversos outros universos, como dos brinquedos, monstros, animais marinhos, insetos…
Já fomos apresentados a várias temáticas, o que estava faltando? Falar sobre a vida e nossos propósitos.

Soul

Entre remarcações de lançamento por conta da pandemia e mudança da estreia no cinema para o Disney+, Soul entregou o que prometia e muito mais. Foi a animação certa para o fim de 2020, devido a tudo o que passamos durante o ano e tantas questões internas que tivemos.

Soul fala sobre vida de um jeito leve e divertido, mas causando muitos momentos de reflexões ao telespectador. Dentre diversos conceitos apresentados - como formação da personalidade na pré-vida, a viagem como um lugar de encontro do material com espiritual, a ansiedade e a perda de si -, Soul se questiona sobre o que é ter uma boa vida.
Para você, o que seria ter uma boa vida/ser feliz?
É realizar seus sonhos?
Ser grande?
Ter sucesso? 
Experienciar um momento que você está se preparando há anos?

E o aconteceria se você realizasse todos os seus sonhos? O que aconteceria quando aquele momento esperado chegasse ao fim? O que é sucesso para você? O que é ser grande?

Às vezes, buscamos tanto o sentido em nossa vida, criando objetivos atrás de objetivos, sempre buscando ter ou experimentar mais para ser mais, para que no final a vida tenha valido a pena. Mas será que é preciso de tudo isso para ter uma vida boa? É preciso ter concluído algo (um objetivo, sonho, alcançado o “sucesso”) para ser feliz?
A vida é a própria trajetória. Um momento não é a vida toda. O sucesso ou o fracasso é só uma questão de perspectiva. A missão da vida é viver, não precisa ser ou conquistar algo.

Soul Joe tocando piano

Um momento não é a vida toda

“Tem uma história sobre um peixe. Esse peixe foi até um ancião e disse: - Tô procurando um negócio, um tal de oceano.
- O oceano? - O ancião falou. - Você está no oceano.
- Isso? - Disse o peixinho. - Isso aqui é água. Eu quero o oceano”

Ao ir no clube de jazz quando criança, Joe se apaixonou pela música e pelo piano. Sempre estava em busca de seu sonho de tocar em um bom grupo e ser reconhecido como um bom músico.
Quando ele realizou seu grande desejo (viveu aquele momento que tanto almejou), ele achou que a vida dele iria mudar completamente e tudo fosse fazer sentido, até que percebeu que a vida continuaria.
Podemos seguir atrás dos nossos sonhos (eu sempre irei apoiar isso), mas o sonho é uma parte de você, não você por completo. Você é mais que seus sonhos, não se limite a eles, olhe a vida como um todo, porque ela já está acontecendo.

Soul Joe e 22

O sucesso ou o fracasso é só uma questão de perspectiva

Quantas vezes ouvimos que temos que fazer algo grande? Quantas vezes ouvimos que temos que ter sucesso para sermos felizes?
Cada um tem seus próprios anseios e sua própria vida, ninguém sabe o que faz o outro feliz. Não somos presos ao tal “propósito de vida”, podemos escolher e às vezes a vida não será como esperamos, mas isso não a torna menos feliz.
Quando Joe olha para a sua vida na Escola da Vida, vê apenas os nãos e se sente um fracasso. Mas, no final, ao entender que a vida é cada instante, ele percebe que a sua vida foi boa, porque ele a viu além do que ele considerava sucesso, ele mudou a sua perspectiva.

Soul Joe

A missão da vida é viver

“- Eu nem sei qual é a minha missão. 
- Não existe isso! Sua missão não é seu propósito. Você preenche esse último espaço quando você vem aqui viver.”

A única missão que temos aqui é viver, simplesmente. É aproveitar cada segundo de vida. É abraçar as pessoas, rir, sentir o cheiro da grama, olhar para o céu, sentir o mar batendo em nossos pés, compartilhar os momentos com os outros, amar, fazer o que te faz bem. É estar presente, viver o único momento que é real: o agora. É isso que vai fazer com que a sua vida seja boa, apenas isso.

Meu texto não fez jus a tudo o que senti ao assistir Soul, mas se você puder levar uma mensagem para a vida, que seja essa: Viva cada segundo da sua vida, essa é a sua missão.
E o que você achou do filme Soul? Comente aqui embaixo e me siga nas redes sociais para continuarmos a conversar sobre a animação, além de falar sobre outros assuntos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário