Teatro Musical: O que é e qual é sua história?

Para comemorar o dia mundial do teatro (dia 27), vim aqui falar de um gênero teatral que anda ganhando nossos corações: Teatro Musical!

O Teatro Musical está ganhando popularidade a cada ano que passa, graças às grandes peças da Broadway e West End, além de que aqui no Brasil, várias dessas peças da Broadway vem para o Brasil, além de algumas peças nacionais.

origem teatro musical

Mas, o que é o musical?

Podendo ser teatro, cinematográfica ou televisiva, o musical une a interpretação com o canto e dança, ao utilizar canções – muitas vezes, populares - para contar sua história.
Dentro do universo musical, existe uma imensa diversidade dos musicais, porque depende do seu objetivo, do estilo musical escolhido (alguns podem se aproximar da ópera, outros podem trabalhar com músicas pop, rock, ou seja, tem uma infinidade de opções), o musical pode ser cantado do começo ao fim, sem ter falas, outros contêm diálogos. Resumindo: não é tão fácil definir o musical devido à liberdade criativa.

origem teatro musical Oklahoma!

E onde surgiu o teatro musical?

Ninguém tem uma certeza absoluta da sua origem, já que havia muitos espetáculos que tinham músicas no século XVIII, como a ópera, opereta (óperas menos dramáticas e que tem diálogo entre as canções), ballad opera (ópera que utiliza canções populares que já existem) e o musical tende a ser popular (se adequando ao gosto do público).
A primeira obra que se aproxima do teatro musical conhecido atualmente - na época foi nomeada de ballad opera – foi A ópera do mendigo, em 1728, de John Gay.
Em 1866, a obra O vigarista negro foi importante para a Comédia Musical (que tem o foco nas canções – mais humorísticas -, no artista principal e no coro de bailarinas, mas sem se preocupar com a história e com a conexão entre as cenas), com o sucesso da produção, abriu caminho para que outras produções semelhantes existissem.
Então, por mais que tivesse diversas produções semelhantes com o que conhecemos como teatro musical hoje foi apenas em 1927 que teve o marco inicial do teatro musical com Show Boat, criado com base um livro, que foi o primeiro grande espetáculo americano musical, no qual tinha um foco na história, integrando as canções com as cenas. A peça foi um sucesso, com 572 apresentações, mas houve a crise na economia nos Estados Unidos e a Segunda Guerra Mundial, impossibilitando a propagação do teatro musical.
Foi apenas em 1943 que estreou Oklahoma!, se tornando um sucesso com 2212 apresentações e, assim, outras peças foram criadas e o teatro musical foi se popularizando, fazendo com que as comédias musicais focassem mais na história e na ligação das músicas com as cenas.

E como a Broadway e West End se tornaram o que são hoje?

Isso você vai ter que esperar um pouquinho, porque em breve farei um post explicando melhor sobre Broadway e West End. Então me acompanhe nas redes sociais para não perder nenhuma novidade!

Referências:

Nenhum comentário:

Postar um comentário